“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede…” Jo 4:14
O ser humano tem uma sede que nada neste mundo pode saciá-la. A alma humana clama cada vez mais por saciedade. A busca para matar essa sede por meio do ter, do sentir os prazeres efêmeros do sexo, das drogas ou de qualquer outra coisa, é como beber refrigerante para matar a sede física, por causa do açúcar, aumenta ainda mais a sede. Há aqueles que buscam saciedade no amor, pensando que amando e sendo amados, terão sua sede da alma saciada. Mas é pura ilusão. Embora o amor seja legítimo e uma dádiva do Criador, ele não pode ocupar em nossa vida, o lugar que somente Deus pode ocupar.
Na Bíblia, temos o exemplo da mulher samaritana, que estava nesta situação. A sua alma tinha uma grande sede. Ela buscava saciá-la em relacionamentos por meio de tantos casamentos. É possível que os quatro primeiros maridos tenham concedido a ela carta de divórcio, mas o quinto não, por isso ela não pode se casar novamente com sexto homem, então se amasiou com ele. O problema daquela mulher era mais profundo. Ela até tentava achar a solução no templo de Samaria que estava sobre o monte Geresim. Por isso ela disse a Jesus: “nossos pais adoravam sobre este monte, mas vós, judeus, dizeis que Jerusalém é o lugar que se deve adorar”. Jo 4:20. Ao que Jesus respondeu que, de fato, o lugar da adoração a Deus era Jerusalém, mas que estava chegando o momento em que a adoração a Deus poderia ser feita em qualquer lugar, contanto que estivéssemos com o nosso espírito voltado inteiramente para Deus. “Em espírito e em verdade”.
A mulher demonstrou conhecer a profecia ao dizer: “Eu sei que será assim quando o messias vier. Então Jesus lhe disse: “Eu sou o messias”. Jesus se apresentou a ela como a água viva que ela tanto necessitava, e a única maneira de ter a sua alma saciada.
Assim como a mulher samaritana, há muitos buscando saciar a sua sede espiritual em fontes naturais, e para tristeza nossa, muitas delas estão dentro de nossas igrejas, que em muitos casos, tem sido um lugar de adoração pagã por tratar Deus como se fosse um ídolo. E apesar de ouvirem falar que o homem sem Deus está morto espiritualmente, e para ter vida espiritual, e restabelecer a comunhão com Deus, perdida quando os nossos primeiros pais pecaram, é necessário ter Jesus como Senhor e Salvador. Muitos ainda não entenderam esta verdade, querem Jesus apenas como Salvador, mas se Ele não for o Senhor das nossas vidas, Ele não pode nos salvar. Precisamos entender, de uma vez por todas, que Cristo é a fonte de águas vivas e Nele, somente nele, poderemos ter uma vida de paz e de alegria, uma vida que vale a pena ser vivida.
Que jamais nos esqueçamos de que há somente uma fonte de água viva verdadeira, e que bebendo dela, saltaremos para a vida eterna, assim, não teremos mais sede espiritual.
Que possamos matar a sede de nossa alma em Cristo Jesus.
Pr. Maurício de Carvalho Xavier