
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. João 17:21
A unidade não é uma tarefa fácil para o homem. Desde o momento em que ocorreu o pecado original a divisão passou a ser a tônica nos relacionamentos. Primeiro ocorreu o afastamento de Deus, depois do outro e numa progressão geométrica a divisão entre nações e povos. Jesus sabendo dessa nossa dificuldade, rogou ao Pai pela unidade da Igreja.
Por que a unidade é um desafio? Porque a vaidade e o orgulho constantemente se disfarçam em boas intenções. Porque o individualismo e o narcisismo militam com o sentimento de grupo. Porque o poder e fama são desejo carnais que sufocam a humildade e o serviço. Porque no coletivo somos confrontados com nossos erros.
Cristo demonstrou sua unidade com o Pai cumprindo seu propósito e missão. A verdadeira unidade tem a Palavra como guia e a Trindade como geradora. Tal unidade testemunha àqueles que hão de crer. A unidade cristã é a verdadeira demonstração de amor que o mundo pode conhecer.
Em 2020 acontecerá no Rio de Janeiro o congresso da Aliança Batista Mundial. O tema escolhido foi: “Juntos!”. Em consonância com esse ajuntamento mundial dos batistas escolhemos o mesmo tema chave para todos os nossos trabalhos.
Para o próximo ano, como igreja, que estejamos JUNTOS: na comunhão, na adoração, na evangelização, no serviço, na edificação.
Como convenção, que estejamos JUNTOS: nos trabalhos convencionais, nas reuniões de ABNs, no plano cooperativo, no trabalho missionário.
JUNTOS, para que São Paulo possa crer que Jesus nos enviou.
Mauricio Abreu de Carvalho